top of page

Plano de Ação: O que é e Como pode te ajudar a se organizar

Atualizado: 30 de set. de 2021

Como usar um Plano de Ação na sua rotina de afazeres do dia a dia e/ou para iniciar projetos que você sempre quis colocar pra frente, ou dar continuidade aos que estão parados.


Folha de Planner com Plano de Ação de um lançamento escrito

Se você tem muita coisa pra fazer, não sabe como organizar seus afazeres e acaba não fazendo nada porque não sabe por onde começar... Vem comigo que eu vou te mostrar como um plano de ação pode te ajudar com isso!


Hoje eu vim aqui pra te mostrar como um Plano de Ação te ajuda muito na hora de organizar suas ideias e dar continuidade ao que você quer fazer.





Vou falar sobre o Plano de Ação voltado mais para afazeres do dia a dia, usando no planner, por exemplo. Pra você conseguir aplicar esse conceito com mais facilidade na sua vida.


O que é um Plano de Ação, Lary?
Nada mais é do que uma forma de organizar as atividades que vão ser realizadas, pra alcançar um objetivo.

Você traça um planejamento detalhado pra definir o que precisa ser feito e acompanhar o andamento desse projeto, a fim de atingir bons resultados. Pra você conseguir ter uma visão geral daquilo que você quer fazer.

É MUITO bom pra se usar em empresas ou quando tem mais de uma pessoa trabalhando naquele projeto, que daí você consegue acompanhar quem tá fazendo o que, prazo, situação, etc.


Mas minha proposta aqui é apresentar esse conceito de uma forma mais simples pra você aplicar sozinhe no seu planejamento no dia a dia mesmo.


Como Aplicar um Plano de Ação?

Pegando o conceito do Plano de Ação a gente pode dividir ele em 3 partes:

  • Planejamento

  • Execução

  • Análise e Encerramento


1. Planejamento

Você vai pegar aquela tarefa que é cheia de processos, cheia de passo a passo pra fazer e que você sempre acha que vai ser muito trabalhosa (mas nunca para pra ver de fato o que precisa ser feito). E vai aplicar um pouco do Plano de Ação nesse momento.

Ou seja, você vai pegar o conceito do PA da Listagem de Tarefas: Vai pegar um papel e listar tudo, detalhado em tópicos, do que você tem pra fazer de importante.


Por exemplo:

Objetivo: Quero fazer um jantar especial.

O que eu preciso pra fazer esse jantar:

-Pensar no cardápio

-Fazer lista de compras

-Passar no supermercado

-Pensar na decoração

-Comprar ou separar itens da decoração

-Cozinhar jantar

-Separar roupa

-Arrumar a mesa

-Dia do jantar


Parece bobo né? Mas to dando esse exemplo pra te mostrar que serve pra qualquer situação que você quer ter uma visão geral daquilo. Você lista o que precisa ser feito, pra você ver o caminho que precisa seguir pra alcançar o que você quer!


Outros exemplos, agora voltado pra um projeto que você quer iniciar

ou dar continuidade, mas nunca faz:


Objetivo: Quero lançar um livro de poesias.

O que preciso fazer pra isso:

-Escrever as poesias

-Pensar em como vai ser o mood do livro (atmosfera, letras, cores, capa)

-Pesquisar onde vai ser impresso

-Pesquisar como vai ser distribuído, se vai ter editora ou não

-Procurar quem vai fazer o design editorial

-Pensar no lançamento (datas, estratégia de mkt…)

E por aí vai...


Objetivo: Quero lançar minha loja online

O que preciso fazer pra isso:

-Pesquisar ecommerces

-Definir ecommerce que vou usar

-Ajeitar layout do ecommerce

-Pesquisar sobre envios

-Fotografar produtos

-Pesar e medir produtos

-Cadastrar produtos

-Ver sobre formas de pagamento

-Pensar sobre unboxing

-Comprar embalagens

-Lançar loja online


2. Execução

Feita a etapa do “planejamento”, você agora vai definir como vai executar isso, ou seja, você vai alocar esses tópicos ao longo do seu planejamento semanal/mensal da sua #Agenda /#Planner /#Bujo .


Você vai definir um prazo, por exemplo: "Esse mês vou finalizar todas as poesias"

E você pode desmembrar mais ainda os tópicos.


Nesse exemplo do livro de poesias:

-Escrever as poesias

-Escrever poesia 1 (04/04)

-Escrever poesia 2 (11/04)

-Escrever poesia 3 (18/04)

-Escrever poesia 4 (25/04)

E definir, tal dia vai ser poesia 1, tal dia 2.


Colocar no papel te faz ter comprometimento com aquilo, você acaba levando mais a sério o que você quer fazer. E de fato, você tem uma visão geral mesmo, folga sua mente porque você sabe que cada tarefa vai ter o seu momento de execução.

Você também pode criar uma Tabela de Acompanhamento do Projeto:





No início da sua Agenda/Planner/Bujo ou em uma planilha no computador, você faz uma tabela com todos os tópicos a serem executados do projeto, pra você ter a visão geralzona e dimensão do andamento.


Minha sugestão de processos para você colocar seu projeto pra frente:

  • Fazer a Visão Geral do Projeto com Tabela de Acompanhamento

  • Dividir o projeto em blocos de afazeres

  • Dividir os blocos de afazeres em tópicos

  • Alocar os tópicos no mês

  • Fazer subtópicos mais detalhados

  • Alocar os subtópicos nas semanas


Dai toda vez que você for concluindo cada tópico, você volta e dá um check também nessa página.


3. Análise e Encerramento

No final de cada mês, a gente volta pra essa página e analisa o andamento desse projeto ou dos afazeres do dia a dia mesmo. A fim de entender o que conseguimos adiantar ou o que não conseguimos fazer (mesmo remarcando mais de uma vez)


Dai você pode folhear suas semanas porque não conseguiu fazer naquele dia, o que estava acontecendo, como tava seu humor, etc


Que dai você consegue dar check no que foi finalizado e realocar para o mês seguinte, os compromissos que não foram feitos. Assim você consegue estar sempre andando com os projetos, sem esquecer que ele existe ou protelando :)


É legal você fazer alguma coisa do seu projeto pelo menos 1x na semana, pra não deixar ele parado, sabe? Pra você conseguir andar com ele e é pra isso que serve o Plano de Ação, pra você ter uma visão geral de tudo e ir acompanhando de forma efetiva o andamento do seu objetivo.

Outras Aplicações de um Plano de Ação?

Lógico que o Plano de Ação não se resume a isso.

Quando você vai aplicar, principalmente em empresa ou projetos maiores que envolvem mais gente, tem vários outros métodos que também facilitam.

  • 5W2H (o que, por que, quem, onde, quando, como e quanto)

  • Diagrama de Ishikawa

  • PDCA (planejar, fazer, checar e agir)


Fica a dica pra você pesquisar mais sobre! Posso até trazer outro post sobre eles por aqui :)

Maaas meu intuito pra esse post de hoje foi simplificar pra você usar no seu dia a dia <3


Se quiser ver esse conteúdo em vídeo:


Espero que você tenha gostado e que tenha te ajudado de alguma forma <3

Comments


Flower 1.png
bottom of page